A Paz de Cristo esteja contigo!

terça-feira, 28 de agosto de 2007

MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG DE ANA JAILMA http://aflordaterra.blogspot.com

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2007

Artistas da Terra II - Zé Marconi




Foto da capa do CD de Zé Marconi - Forró cheiro da terra

O sabugiense José Marconi de Medeiros, conhecido como Zé Marconi, gravou o CD Forró Cheiro da Terra, com xote, baião e marcha junina, de sua autoria, registradas na Escola de Música da UFRJ. Suas composições falam na vida e nos sonhos do sertanejo e seu CD vem ganhando espaço nas rádios de Natal, Caicó e Patos, PB. “O meu trabalho é autoral, venho compondo ao longo do tempo e chegou a hora de registrar e gravar, para não se perder nas quebradas do sertão. De todas as minhas músicas, a que mais mexe comigo é “Caboclo de Sorte” que conta a história de um sertanejo que sai do trabalho braçal e chega ao sucesso através da música.Outra que gosto muito, é uma marchinha junina, “Festa de São João”, que retrata a festa do São João Padroeiro, onde se “mistura” o profano e o sagrado”, diz o cantor e compositor.
Zé Marconi é admirador e observador de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Pinto do Acordeom, Jorge de Altinho, Dominguinhos, Nando Cordel, Trio Nordestino, Elino Julião e dos conterrâneos, Zé Domingos, Zé de Jada, e Zé Romão. Seu CD tem semelhanças com o forró autêntico destes artistas.
Ao relembrar sua infância, ele destaca que já nasceu ouvindo a Filarmônica Honório Maciel, nas alvoradas da festa do padroeiro, nas retretas e cresceu interessado pela música. Aprendeu os primeiros solfejos com o maestro Manoel Felipe Nery e chegou a tocar em sax alto, mas foi o violão tocado por Max Medeiros e José Domingos, que o encantou, ainda na década de 70. Em dois carnavais ele teve orquestra formada e participou de grupo musical em São João do Sabugi. . “São João do Sabugi é a primeira e mais importante escola da minha vida, onde aprendi - entre rezas e brincadeiras, trabalho e estudo - os princípios básicos e os valores necessários para conviver bem em qualquer ambiente do planeta. Eu saí de São João, mas São João não saiu de mim”, diz ele.
Estudando em Patos, PB, ele participou do Unisamba, formado por universitários da Fundação Francisco Mascarenhas, de Patos, PB, e ainda integrou três trios de forró, formando quartetos de violão. Ao retornar para seu Estado, voltou a fazer faculdade, sempre levando o violão para animar as apresentações de seminários.
Casado com Adriana Quinino, pai de três filhos, Zé Marconi, reside em Natal, onde é funcionário do Banco do Brasil desde 1981. Com o violão ao lado, costuma apresentar seu trabalho em confraternizações da família e dos colegas de trabalho. “Fiz a caminhada ao contrário, porque o normal é o cantor começar cantando em shows, para depois buscar gravar CD”, comenta.Sobre a inspiração para suas composições, ele comenta que surgem do sertão e do acaso: “vem das coisas do sertão, do cheiro da terra, da vida do sertanejo. Outro dia eu estava em São João do Sabugi, e um amigo disse-me: “desde menino você tem mania de assobiar”. Não deu outra, eu respondi: “quem me conhece só me encontra assobiando/ sempre expressando minha alegria de viver/ a vida é bela só se vive uma vez / é um dom de Deus, temos que agradecer”, conclui Zé Marconi.

Zé Marconi e sua mãe, a matriarca Eliene Medeiros

Anna Jailma - jornalista
0

6 comentários:

Moacy Cirne disse...

Parabéns. Já tinha lido essa matéria no blogue da Anna. Anteriormente, aqui mesmo, ouvi três de suas músicas. E gostei; o forró precisa ser autêntico. E você faz um com o "cheiro gostoso" da nossa terra. Abraços seridoenses.

Anônimo disse...

Zé,
Estou acompanhando seu trabalho, já ouvi as 06 músicas publicadas no recanto das letras, acho todas maravilhosas, um arranjo originalíssimo combinado com as letras. Estou torcendo para que suas músicas cheguem a grande mídia, para que o povo brasileira sinta o cheiro de sua terra.

Anônimo disse...

Geraldo Anízio comenta:
Zé Marconi, recebi hoje 03, seu CD Forró Cheiro da Terra, obrigadísso conterrâneo.Hoje à tarde não fui trabalhar, fiquei apreciando as faixas uma por uma, todas, muito boas.Aplausos pelo trabalho artístico das letras bem tematizadas.Chamou-me muito à atenção do vocabulário usado em suas letras e, sobre tudo, a musicalidade posta em cada melodia.A sua música é verdadeiramente de raízes, com um tempero bem forte de alguém que você deve admirador. Palmas pela obra em si; mais que um CD, é uma obra poética merecidamente por seu título apropriado Forró Cheiro da Terra. Abraço

Anônimo disse...

Zé Marconi, próximo ano faremos show em Caicó e São João do Sabugí. Estou fazendo uma seleta de músicas. Feliz Natal para o amigo conterrâneo. Palmas!

Anônimo disse...

Zé, amigo e conterrâneo, Feliz ano Novo; que 2008, seja um ano de sucesso em sua carreira artística.Tomara que você continue compondo as canções lindas que vc faz e aumente ainda mais, o seu entusiasmo pelo seu trabalho musical. A paz de Cristo esteja no meio de sua família. Veja no meu Blog a canção "Galopante" que eu compus no começo deste ano. Aplausos para você amigo!Palmas!

Anônimo disse...

Zé Marconi (sósia), que maravilha saber dos dotes artisticos do primo e sobretudo a qualidade. Muito sucesso mesmo.
Edi chá (Ednaldo de Mané Cabôco).