A Paz de Cristo esteja contigo!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Cavalgada "Caminhos do Passado"- Segunda Edição

    No último dia 15 de novembro aconteceu a segunda Cavalgada "Caminhos do Passado", que foi da cidade de São João do Sabugi (RN) ao Sítio Bom Jesus (e vice-versa), logo após o Distrito de Santa Gertrudes, no município de Patos (PB).
    Esta Cavalgada originou-se da curiosidade de Antonio Gervásio de Medeiros - filho de José Primo de Medeiros e neto de Primo Antonio de Medeiros (Primo Chá) - em conhecer o caminho que seu avô e família faziam, em burros, cavalos ou a pé na década de 1930 para visitar os familiares e amigos em São João do Sabugi. A distância é em torno de dez léguas (60 Km).
         Os cavaleiros e amazonas saíram de São João, foram pela fazenda Jataí, Maria Paz, cidade de São José de Espinharas, sítios Riacho da Roça, Riacho dos Ovos, fazenda Jacú, Distrito de Santa Gertrudes e sítio Bom Jesus.
         No sítio Bom Jesus, do outro lado do Rio Panati, era a residência de Primo Chá, onde só existe o resto da tapera e os dois pés de Juazeiro que serviam para a matança de animais, pois, o Sr. Primo era machante (açougueiro).
         O proprietário atual do sítio que pertenceu ao Sr. Primo, resgatou entre os escombros da tapera uma mesa de pedra que era utilizada pela família como mesa da sala de jantar - história muito conhecida pelos seus descendentes -  e hoje, encontra-se numa área de lazer próxima ao rio.
     Por providência do destino, Diogo Ariano de Medeiros Araújo, primo de Antonio Gervásio (pela parte materna) é proprietário de parte do sítio Bom Jesus e como bom conhecedor da história de Primo Chá e do sonho de seu primo Antonio em resgatá-la, colocou toda sua estrutura (residência, área de lazer e seus colaboradores) à disposição da cavalgada.
      A caravana foi recebida com muita festa por Diogo e Samira, os filhos Lívia, Luís Antonio e Diogo Filho, os pais de Diogo, Luís Vitor e Lenira Medeiros. Ao chegar, Dedé de Helena, o grande sanfoneiro das Espinharas, filho de Cristino Romão e sobrinho de Zé Romão, Manoel Felipe entre tantos Romãos, abriu sua sanfona e tocou com seu trio até a hora de dormir.           
    Estiveram presentes o Historiador Antonio Luiz de Medeiros e o genealogista Edgar Horácio de Medeiros os quais contaram muitas histórias e causos e destrincharam parentescos dos interessados. Outra presença importante foi do artista plástico Ednaldo Chá de Medeiros, o qual deu cobertura fotográfica ao evento em todos os momentos..       
       Terminou sendo um grande encontro de família, cujos presentes têm algum parentesco entre si.





Em pé: Antonio Gervásio, Zé Marconi, Inácio, Clélia, Daniel, Antonio Luiz e Ednaldo
Sentados: Teté, Itamar, João de Galego, Graça e Luis de Tiago.
Reunião na noite anterior em São João residência de Antonio Gervásio e Veriana 
 Saída de São João do Sabugi
Cavaleiros e Amazonas
Carro de apoio
Fazenda São José (de Espinharas)
Antonio Gervásio fazendo café de barrela na estrada
Lenira, Luis e Diogo Filho
Os acolhedores: Samira, Lívia, Diogo, Lenira e Luis, 
homenageando o cavaleiro mais velho Massilon de Algêncio, 77.
Déde de Helena e seu trio

Hora do Rango
Mesa de Pedra. Foto de Ednaldo - edição 2013
Mesa de Pedra 2014
Foto Oficial
Jeep de apoio  (Itamar Chá) ao fotógrafo Ednaldo
Foto da saída do Bom Jesus em 16.11.2014

Por:      Zé Marconi
Fotos: Ednaldo Chá

Nenhum comentário: