A Paz de Cristo esteja contigo!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

INAUGURADO O MEMORIAL DA FILARMÔNICA HONÓRIO MACIEL

Foi inaugurado na cidade de São João do Sabugi (RN) o Memorial da Banda Filarmônica Honório Maciel, ontem (26), na comemoração do seu 85º aniversário.
O memorial é composto por exposição de fotos e instrumentos antigos. Estiveram presentes ao local: músicos, autoridades e admiradores da música.
Inicialmente o Administrador Paroquial Padre Janilson concedeu a bênção ao local e aos presentes. Em seguida, o prefeito em exercício, Vivarte Brito, proferiu algumas palavras reconhecendo o trabalho daqueles heróis músicos e colocou o poder público à disposição daquela instituição. Logo após, falou o Maestro Raimundo Nonato de Araújo França, o qual falou do seu trabalho e dos músicos realizados ali e convidou os presentes a se juntarem à Associação Comunitária Artístico Musical "Manuel Felipe Nery" entidade mantenedora da Filarmônica.
A placa foi descerrada por Dona Calu a mãe do maestro Raimundo Nonato. Ainda falaram, o filho do maestro, Ranieri, músico da Marinha do Brasil, Dona Ermita de Zé Romão, a madrinha da Banda e o músico compositor Zé Marconi, o qual abordou o tema "o músico que não formou", baseado na sua experiência e da necessidade de preservação do maior Patrimônio Cultural que existe na comunidade Sabugiense que é a Filarmônica Honório Maciel.











Fundada em 1926 pelo pernambucano e Capitão da antiga Guarda Nacional Honório Maciel da Fonseca, a Filarmônica Honório Maciel foi inicialmente chamada Coronel Nelson Faria em homenagem ao prefeito de Serra Negra do Norte/RN, cidade que tinha o controle político sobre São João do Sabugi, pois esta ainda estava na condição de vila, tornando- se município no ano de 1948.
Em março de 1926 iniciaram os ensaios em casas de famílias sabugienses já que a banda ainda não possuía uma sede própria. Em 31 de maio daquele ano aconteceu a primeira apresentação pública, com a execução de dois dobrados: Retirada Saudosa e José Ezelino e, em junho do mesmo ano, por ocasião da festa do padroeiro da cidade, a banda formada por músicos principiantes, executou dez números, entre dobrados, valsas e marchas.
Em 1928, por ocasião da morte do maestro fundador, assumiu a maestria da banda o músico João Delmiro de Medeiros. Pouco tempo depois assume a direção José Lourenço da Fonseca (Zé Honório) filho mais velho de Honório Maciel.
No ano de 1934, sob a coordenação do músico João Emídio de Lucena, foi edificado o prédio da sede da filarmônica.
Novamente em 1973 o maestro José Lourenço da Fonseca (Zé Honório) deixa a direção da banda sendo substituído pelo maestro Manoel Felipe Nery, compositor do Hino do Município e professor de música por muitos anos. O mesmo dirigiu a banda até o seu falecimento em 17 de maio de 1996.
Atualmente a Filarmônica Honório Maciel é regida pelo maestro Raimundo Nonato de Araújo França, e recebe apoio financeiro da Associação Comunitária Artístico Musical Manoel Felipe Nery, criada em 19 de março de 2000, sendo pioneira em desenvolver uma associação musical no Rio Grande do Norte.


Um comentário:

Anônimo disse...

Geraldo Anízio (de Rondônia)

Zé felicito-me pela passagem dos 85 anos de fundação da Filarmônica Honório Maciel. Fui agraciado por Deus em ter conhecido em vida seu José Honório gente finíssima, Penhinha, Zé Romão e meu querido professor de português e música seu Manoel Filipe.A festa deve ter sido fenomenal;pois,é da atenção dos sabugienses a nossa bandinha e seus maravilhosos dobrados.Também como sabugiense tive a oportunidade de me sentar ao lado de seu Manoel Filipe e solfejar a lição 35 do método Rodolfo. Parabéns por sua reportagens. Em dezembro estarei por aí revendo nossa cultura. Nos veremos por lá.
Abraço
Geraldo Anízio